
EIXO: ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
O Eixo de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (tradicionalmente sob a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas - PROAP) precisa ter sua finalidade e princípios (como interseccionalidade, intersetorialidade, transversalidade, diversidade, inclusão, e ação afirmativa) mais claramente definidos e assimilados por toda a Universidade. A gestão enfrenta o desafio de estabelecer as condições para uma Política Institucional de Ações Afirmativas abrangente, que sirva de fio condutor para um conjunto de programas e ações que garantam assistência ao acesso e à permanência estudantil e comunitária.
Desafios a Serem Enfrentados:
1. Fragilidade na assistência estudantil e qualidade de vida do discente: Comprometimento da permanência de cotistas e estudantes em situação de vulnerabilidade, incluindo simplificação dos trâmites burocráticos.
2. Falta de política sólida de saúde mental/combate ao assédio e discriminação: A crise de saúde mental e o adoecimento atingem toda a comunidade. É necessário fortalecer a área com mais servidores e criar parcerias com agências de saúde dos municípios. A estruturação de núcleos e comissões de combate ao assédio e discriminação é crucial.
3. Melhoria e Revisão da Acessibilidade e Segurança: Necessidade de mapeamento e eliminação de barreiras arquitetônicas e digitais, aprimoramento do apoio a Pessoas com Deficiência (PCD), incluindo suporte em LIBRAS, facilitar a comunicação e organização da segurança nos campi.
4. Carência de apoio às mães e aos pais (servidores e discentes): Falta de estruturas de apoio parental, como espaço família com trocadores, manutenção e apoio de espaços como o Marielle Franco, atividades de extensão que incluam os filhos da comunidade, colônia de férias em julho.
As propostas visam a transversalidade, inclusão e a melhoria da qualidade de vida no campus:
- Garantir acesso às bolsas de permanência para 100% dos elegíveis e que os recursos cheguem a quem precisa de forma ágil.
- Estabelecimento de parcerias com os órgãos públicos municipais para apoio a transporte público e moradia acessível na região, bem como estabelecimento de uma forte Política de Apoio Parental.
- Reestruturação do Restaurante Universitário (RU) para ampliar horários e diminuir preços, permitindo que estudantes consigam permanecer por mais tempo nos campi.
- Treinamento em Relações Étnico-Raciais e Diversidade, aprimoramento do apoio em LIBRAS e do suporte a docentes para o processo de ensino-aprendizagem de PCD.
- Desenvolvimento de Dashboards para Feedback Discente (bolsas, ajustes, etc.)
- Criação de um Serviço de Apoio Jurídico Gratuito (Docente/TA/Discente).
- Criação de eventos e espaços que incentivem a convivência e o pertencimento.
O impacto esperado é a redução da evasão estudantil, a melhoria da qualidade de vida no campus e a consolidação de um ambiente ético, transparente e inclusivo para toda a comunidade.






