
EIXO: SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS
A infraestrutura necessária para a plena efetivação do projeto da UFABC carece de planejamento de longo prazo, com metas discutidas abertamente e cumprimento do planejamento estratégico. Atualmente, há uma morosidade na execução de obras, mudanças de foco com o crescimento desordenado dos campi e o setor sobrecarregado com o excesso de demandas e a
deficiência do quadro de servidores.
â
O projeto físico dos atuais campi da UFABC precisa ser finalizado, por meio de uma estratégia construída coletivamente e posteriormente respeitada, em diálogo estreito com os ministérios e prefeituras da região. Nossa gestão garantirá a plena execução dos acordos já realizados para operacionalização do Tamanduatehy, estabelecendo estratégias para captação de recursos e finalização da obra. No mesmo sentido, a construção da passarela sobre a Avenida dos Estados será tratada como prioridade, para posterior definição sobre a execução dos outros projetos executivos aprovados. Estudos sobre gabinetes para docentes e adequação de espaços nos setores, bem como ampliação de espaços para pesquisa e integração comunitária e extensão serão conduzidos, considerando também a natureza multicampi da UFABC.
â
A solução é a profissionalização: criação do Plano Diretor de Infraestrutura 2030-2040 e a Recomposição Imediata do Quadro Técnico. O Núcleo de Gestão e Fiscalização, composto por TAs, monitorará contratos, aliviando a sobrecarga administrativa.
O eixo foca na qualidade de vida com o Painel de Obras Abertas para transparência total, a Política de Design para Qualidade de Vida (ergonomia, convivência) e as Equipes TA de Resposta Rápida (com pessoal da SPO e da PU) para manutenção ágil. A criação do Centro de Convivência Intercampi garante um ambiente de trabalho seguro e saudável.
â
As diretrizes e princípios de gestão transformam a SPO e a Prefeitura em áreas de suporte técnico ágil e eficiente:

A proposta central é a criação do Plano Diretor de Infraestrutura 2030-2040 e a Recomposição Imediata do Quadro Técnico, que fornecerão a base para a profissionalização. Para desonerar Docentes e TAs da gestão de contratos, será implementado o Núcleo de Gestão e Fiscalização, composto por TAs especializados. O eixo foca na qualidade de vida com o Painel de Obras Abertas para fiscalização pública, e o uso de Equipes TA de Resposta Rápida e um SGM Inteligente para garantir que pequenos reparos ocorram em até 48h, eliminando o desgaste do dia a dia. A criação do Centro de Convivência Intercampi consolida o foco em espaços saudáveis e de integração.






