
EIXO: COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
A comunidade sofre com informações dispersas, falta de transparência nas decisões da Reitoria e ausência de um canal de comunicação claro e direto para consultas, muitas vezes causando um excesso de tempo despendido na busca pelas informações necessárias nos canais institucionais ou por necessidade de refazer pedidos em outros canais. Diversos trabalhos de pesquisa, inovação, extensão e ensino, transformadores para a UFABC, deixam de ser divulgados para a comunidade interna e externa, deixando incerto o processo de seleção dos trabalhos que são efetivamente divulgados, comprometendo o processo de diálogo com a sociedade, essencial para demonstrar a função essencial que a UFABC exerce e pode exercer no desenvolvimento da região e do país.
Nossa estratégia é a transparência plena e democrática. Propomos a criação de um Canal de Comunicação Direta com a Reitoria, de forma a viabilizar o acesso prático da comunidade com a gestão, eliminando barreiras na comunicação entre a gestão da universidade e a comunidade que a constrói diariamente. Ainda, no movimento de geração da transparência e acesso à informação, propomos a implementação de uma Intranet Moderna, Centralizada e Unificada. Com o objetivo de minimizar interpretações errôneas e os melhores usos dos canais de comunicação institucionais, o Manual de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) será obrigatório para todos os atos administrativos, reduzindo a dificuldade de interpretação de normas e assédio.
Neste eixo, investiremos no fortalecimento da Equipe TA de Comunicação, criando canais de divulgação científica e cultura (WebTV e Rádio UFABC) em parceria com a PROEC, capilarizando nossa comunicação com a sociedade. O docente e o TA serão valorizados pelo Programa de Capacitação em Media Training bem como Programa de Apoio à Divulgação (em parceria com PROPES e PROEC), garantindo que a UFABC tenha uma imagem institucional forte e internamente transparente por meio destas ações.






